18.7.08

Catação, classficação e armazenamento

A catação de batatas no campo, logo após a colheita é feita a mão, podendo-se, em seguida. usar gadanho para remover a terra e retirar as batatas que, eventualmente fiquem enterradas. A classificação, quando o produto se destina aos mercados exigentes, deve ser feita durante a catação. Separa-se, nessa ocasião, o produto em dois tipos: mercado e descarte ou forragem. O primeiro, com raízes de tamanho médio, sadias, bem conformadas e típicas da variedade; o segundo, com raízes demasiadamente grandes, defeituosas, estragadas, muito pequenas, enfim todas as batatas que apresentam qualquer defeito que deprecie o produto do mercado.

Os dois tipos devem ser acondicionados, separadamente, em caixas, barricas, cestas, jacás,etc., cuidando-se sempre de não ferir as batatas. O acondicionamento em sacos de pano ou outra embalagem deformável costuma não proteger bem as batatas recém-colhidas contra esfoladuras e mesmo esmagamento durante o transporte causando ferimentos que provocam as podridões durante o armazenamento.

A fim de se dar melhor aspecto ao produto, possibilitando maiores cotações comerciais, as raízes podem ser lavadas após a colheita, assim a aparência das raízes, nestas condições, melhora extraordinariamente.

Quando não for possível enviar logo o produto ao mercado, deverá ele ser armazenado, durante o tempo de espera em lugar bem abrigado de vento, da chuva, do frio e do sol. O acondicionamcnto deve ser feito preferivelmente em caixas, como veio do campo, devendo-se conservar os tipos separadamente. Para não ferir as raízes nem facilitar a propagação da podridão é aconselhável evitar o mais possível o manuseio das raízes durante o armazenarnento.

Quando se deseja armazenar as batatas por vários meses podem elas ser estiatificadas de permeio a camadas de casca de arroz ou areia lavada de modo que fiquem camadas alternadas da batata e do material protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Be nice.