21.4.09

A LENDA DO LEÃO



Em 1999, ou antes, eu ainda trabalhava como ilustrador (e disigner ultra junior) no Estúdio Oficcinae com o Eco Moliterno, Kako, Japs, Marcio Penna, Marcelo Furquim, Chico Bela, Thiago Judas e Peov. Nessa época faziamos de tudo um pouco e sempre com um pouco de desorganização e improviso, mas sem dúvida foi um tempo que formou todos esses caras. O Eco costuma dizer que nós temos uma carreira invertida, que todos começamos como Sócios (e que nunca fomos estagiários).
De qualquer maneira, faziamos muitas coisas, e uma das coisas que eu mais gostava nessa época de "vender" por aí eram projetos de Quadrinhos, e um que eu empurrei mais que outros foi o LION LEGEND, inicialmente pensado para HARD CORE, foi na FLUIR que ele ganhou algum espaço, pelo menos alguma atenção.
Foi uma história criada por mim e pelo PEOV. Eu comecei a surfar (com meu amigo de faculdade Leandro da Costa) e o PEOV tinha – ou melhor, tem – um irmão surfista, e portanto passavamos por uma fase que só desenhavamos isso. Pra complicar a venda ainda mais, os personagens eram todos animais, um leão, uma Onça e um Canguru. Fizemos assim pelo prazer de desenhar, e os caras do Surfe, que rejeitaram o projeto, nunca entenderam isso.

Porque estou falando disso agora 10 anos depois? Porque reencontrei o Ernani Mesquita, ou o Naninho, que dirigiu a arte da FLUIR por mais de 20 anos e formou muitos profissionais e é um dos responsáveis pelo que chamamos da imagem do surfe no Brasil. Um adendo à história, foi por causa dele que me tornei Diretor de Arte de revista. Foi indo na redação levar este projeto que pude ver o dia-a-dia de um cara como ele e me apaixonei por fazer revistas. Por isso devo muito a ele. E essa semana recebi das mãos dele, super bem guardado, o material que deixei pra vender o projeto naquela época do estúdio. Um presente de 10 anos dado por um cara muito especial em um momento muito importante.

O que vai acontecer depois? Quem sabe? Talvez o PEOV tenha uma idéia e partiremos daí.

Valeu Naninho.